quarta-feira, 23 de maio de 2012

É possível melhorar...

É incansável a luta de professores para colocar em ordem suas salas de aula. A batalha começa quando somos testadas a colocar para dentro das nossas aulas alunos que se rebelam, trata-nos como objetos e desvalorizam todo nosso trabalho. Muitas coisas melhoraram em nosso Colégio Carlos Gomes, mas ainda vemos o quanto alunos anarquistas são em primeiro momento abordados, mas ficam somente em palavras e acabem cometendo por inúmeras vezes as mesmas coisas, e nada acontece! Aliás, acontece sim: professores readaptados, doentes, afastados do cargo por stress, transtornos e desequilíbrio emocional! Trocaram suas refeições por coquetéis de medicamentos controlados! Parece que ao invés de retratação os alunos são beneficiados! Ao invés de apoio aos alunos estudiosos, quem participa de atividades como os jogos escolares são alunos que atormentam as aulas, que possuem péssimo rendimento escolar! Tenho medo de ser professora, tenho medo de que por procurar exercer meu trabalho. Minha equipe pedagógica não tem mais forças para enfrentar tudo isso, gostaria de entender o porque as ações pararam diretora, ainda está faltando aquela garra da campanha eleitoral onde diziam o quanto iriam trabalhar pela nossa escola, talvez ainda falte empenho da nossa vice, pois em seu turno de trabalho ninguém quer pegar aula. E aí, o que fazer? Reunião com autoridades públicas? Ótimo! Mas não adiantam só palavras em reuniões! Atos, atitudes e decisões são mais importantes!
Enviado por um seguidor.

Um comentário:

Professor KQ disse...

Acredito que a nova diretora está fazendo um belo trabalho. É dificil tentar mudar quando há vários fatores que deixam atadas as mãos da diretora.
Muitas vezes ela me ajudou a colocar alunos na sala, e acredito que o trabalho dela está sendo bom. Ela está muitas vezes deixando de lado a parte administrativa para zelar apenas pela parte pedagógica. Poxa - estou dando minha opinião - não acredito que o problema seja a direção. O caos vivido pela educação começa "lá em cima".
Vou fazer uma exemplificação e peço para que não pense que estou comparando alunos com bandidos, é apenas um exemplo: Se não houvesse punição para assaltantes de bancos, será que haveria algum banco seguro? Imagine o tanto de pessoas que entreriam neste "ramo"(assalto a bancos). A escola em alguns aspectos assemelha-se a esta situação, os alunos acreditam que podem fazer o que bem entender, pois não há punições.
O que me deixa mais triste é saber que muitos professores ainda acreditam que a culpa da atual situação da educação é nossa, professores.
Acredito que devemos culpa os "grandões", eles sim que aplicam políticas sem ao menos ter noção do que é uma sala de aula. Acredito que o ECA chega até a salvar vidas inocentes, mas em geral ele não foi bem estruturado.