quinta-feira, 29 de março de 2012

Jornalismo Cultural




Posts Tagueados "fumo de corda"

Eronildo e o cachimbo da nostalgia
fazer um comentário »



O aposentado Eronildo dos Santos vive no Paraná há mais de 40 anos, mas resguarda no coração as lembranças de quando vivia em um humilde sítio no interior do Sergipe.

A nostalgia sempre surge após o almoço, quando “seo” Eronildo, que mora em São João do Caiuá, senta sobre um banco de madeira envelhecida e, com os dedos calejados pelas décadas de trabalho na lavoura, acende o rústico e artesanal cachimbo de barro que ele mesmo criou.

Entre uma baforada e outra, a fumaça transporta o velho sergipano para a época em que a mãe e a avó o ensinaram a preparar fumo de corda para o cachimbo; uma liturgia com duração de 25 minutos.

Eronildo detesta cigarro, mas acha besteira dizer que fumo de corda faz mal. “Minha mãe morreu com 99 anos e minha avó com 110”, enfatiza o aposentado enquanto sorri e aponta para a fumaça que desvanece aos poucos. Enviado por um seguidor!

6 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha... este blog alem de denunciar tambem mostra a singeleza das coisas, este post me remeteu ao meu velho pai que morreu "de velhice" fumando seu cigarrinho de fumo que nunca mal lhe fez, diferente dos cigarros de hoje que vai matando aos poucos, mas este pouco mata logo...

Anônimo disse...

Que pena que o blog esta acabando...

Anônimo disse...

passou como a musica do TELO'...

Anônimo disse...

porque esta acabando? ta acabando os homens de S.J.C. tambem?

Anônimo disse...

Otimo post!!!

Acho ate que esse tipo de materia poderia ter uma seção especial.

Contar a historia do nosso povo!!!

Parabens

Anônimo disse...

Eu tambem acho. São João do caiuá tem muitas histórias interesante que muitos não sabem.